O paladar do vinho é fortemente influenciado pelas diferentes castas existentes. Saber detetá-las através dos aromas e sabores é considerado uma arte. Os vinhos do Alentejo e do Concelho de Avis não são exceção. Para os amantes de vinhos, conhecer as castas nacionais ou internacionais, é muito mais que um detalhe.
Em Avis, terra de bons vinhos e excelentes castas, são várias as empresas que procuram oferecer produtos de qualidade, mantendo um elevado grau de exigência, junto dos consumidores.
As castas escolhidas, uma viticultura e práticas enológicas cuidadas, um acompanhamento próximo, a dedicação e empenho de todos na equipa, ajudam a alcançar os objetivos propostos: obter vinhos com o carácter e a tipicidade do Alentejo e ao mesmo tempo modernos e elegantes.
Variedades de castas não faltam em terras da Ordem de Avis: desde castas nacionais como Touriga Nacional, Trincadeira, Tinta Barroca e Antão Vaz e castas internacionais, nomeadamente Alicante Bouschet, Aragonez, Cabernet Sauvignon e Syrah.
Os vários tons e aromas que os compõem tornam os vinhos num bom acompanhamento aos vários pratos da região. A sua degustação torna-se mais rica e prazeirosa, deixando um sabor agradável na boca.
Das adegas, destacamos os espaços de Enoturismo existentes, com provas em locais caraterísticos e tradicionais. A Fundação Abreu Callado, a Herdade Fonte Paredes, a RG Rovisco Garcia, a Herdade do Monte da Torre de Sepúlveda e a Casa de Sarmento fazem as delícias de quem nos visita e de todos os fãs de um bom vinho alentejano.