O Observatório é revestido a cortiça natural e tem como objetivo tornar-se numa estrutura de valorização do montado de sobro como nicho ecológico de grande valor funcionando, para tal, em parceria com associações de produtores e empresariais, universidades e investigadores, através de uma partilha de espaço que pretende aproximar a floresta do montado (charneca), à indústria, completando um ciclo de visitação ao nosso território assente nestes 3 eixos (montado, indústria e inovação).
VALÊNCIAS DO OBSERVATÓRIO
Laboratórios
Entre as diversas valências que compõem o edifício destacam-se os laboratórios e oficinas destinados ao estudo das temáticas do binómio sobreiro/cortiça, proporcionando aos investigadores condições de trabalho junto do montado.
Centro de Documentação e Sala de Formação
O centro de documentação que visa ser um espaço dedicado à compilação de elementos bibliográficos relacionados com a fileira da cortiça, mas para além do espaço físico a bibliografia poderá ser consultada na plataforma on-line criada, em parceria com FILCORK – Associação Interprofissional da Fileira da Cortiça. A existência de uma sala destinada a formação profissional, permite desenvolver ações formativas no âmbito da fileira.
Área de Exposições
A área de exposições acolhe regularmente exposições temporárias associadas à temática do sobreiro e da cortiça, permitindo a mostra de novas aplicações da cortiça ao design, moda e arquitetura, entre outras formas de expressão.
OUTROS DADOS
- O Observatório do Sobreiro e da Cortiça pertence à Câmara Municipal de Coruche;
- Prémio Município do Ano Portugal 2015, da região do Alentejo, atribuído pela Plataforma UM Cidades;
- Menção Honrosa na Categoria de Melhor Projeto Público 2014, dos Prémios de Turismo do Alentejo e Ribatejo 2014;
- Programa Educativo: “À Descoberta do Montado”;
- Apoio a projetos de investigação e publicações.